Em parceria com a fabricante de scooters elétricos Gogoro, a Yamaha apresentou no mercado taiwanês sua nova scooter elétrica, a Yamaha EC-05. Trata-se de uma motoneta que funciona com duas baterias de íons de lítio de alta capacidade que podem ser carregadas em casa ou trocadas nas mais de mil estações de troca espalhadas por Taiwan.
Para fazer isso, basta o usuário estacionar em qualquer GoStation para trocar as baterias vazias por recarregadas, num sistema de venda automática com planos onde o usuário pode apenas trocar as baterias ou ter acesso ilimitado a elas. Na cidade de Taipei é praticamente possível encontrar uma estação a cada quilômetro.
A troca de baterias intercambiáveis é uma excelente ideia, pois como os veículos são puramente urbanos, a construção é mais simples e as dimensões podem ser bem reduzidas. E as novas baterias da Gogoro tem vida útil de oito anos.
O design foi totalmente desenvolvido pela Yamaha, mas toda a parte interna é da Gogoro. A fabricante japonesa não divulgou as especificações do novo Yamaha EC-05, mas é bem provável que ele venha equipado com um motor de aproximadamente 7,0 KW (9,5 cv) que leva o scooter a uma velocidade máxima entre 85 km/h e 95 km/h e seja capaz de rodar mais de 150 km com as duas baterias intercambiáveis Gogoro, que agora possuem 21.700 núcleos, semelhante aos carros da Tesla.
A fornecedora de baterias Gogoro se comprometeu a formar um centro de reciclagem de baterias pensando na escassez que pode ocorrer futuramente com a matéria prima.
A Yamaha EC-05 é a novidade mais recente dos estudos em veículos elétricos da marca dos diapasões. Uma parceria entre Yamaha, Honda, Kawasaki e Suzuki foi formada para facilitar o desenvolvimento padronizado de veículos com baterias intercambiáveis e a Yamaha vem patenteando sistemas eletrônicos para sua motocicleta elétrica ao estilo da superbike R1.
Além da nova scooter, a Yamaha também produz bicicletas elétricas e motores elétricos.
Fonte: Motociclismo Online
Comments