Um teaser publicado pela Kawasaki revela a tecnologia de motor sobrealimentado chegará à linha Z. O próximo lançamento da marca estreará na família naked a turbina do supercharger desenvolvida para a Ninja H2. Ainda não há detalhes sobre a primeira Z com a tecnologia, mas é provável que seja uma 1000.
Uma variação do motor de 4 cilindros da sport-touring H2 SX aproveitaria a última evolução da turbina da Kawasaki. Além do motor ter recebido diversas alterações em relação ao da esportiva, com foco em utilização de rua. Outro fator que contribui para uma nova Z1000 sobrealimentada é que a tecnologia estrearia no modelo de topo da família. A Z1000 é justamente a naked mais antiga e carente de atualização da família.
O fato de tecnologia ainda ser cara também contribui para que o custo seja diluído numa moto de maior valor. A estratégia seria semelhante à aplicada pela Ducati após lançar o motor V4 na Panigale, e depois aproveitá-lo numa nova naked topo de linha (Streetfighter V4).
No EICMA 2017, ao lançarem a Ninja H2 SX, representantes da Kawasaki afirmaram que o supercharger se disseminaria na linha. O motor sobrealimentado permite uso de cilindrada menor para obtenção de mais potência e torque, o que consome menos gasolina. Isso será importante a partir de 2020 nas motos vendidas na Europa, quando as normas de emissões ficarão mais rígidas.
O sistema supercharger da Kawasaki é diferente do turbo, já que a turbina empurra ar extra para a câmara de combustão movimentada pelo virabrequim. Assim não depende de os gases de escapamento atingirem uma pressão mínima para ser acionada, como no sistema turbo. O resultado é uma aceleração mais progressiva e eficiente desde o início.
Fonte: Revista Duas Rodas
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