O nome NIKEN é a união das palavras em japonês, NI e KEN, que significam “DUAS ESPADAS”, uma alusão às duas rodas dianteiras, que abrirão o caminho para este novo conceito. Trata-se de uma motocicleta com duas rodas na dianteira, com visual futurista e a alta tecnologia embarcada.
Com suas três rodas ela é capaz de realizar os mesmos movimentos de inclinação de uma moto comum, inclusive com a imensa semelhança no comportamento dinâmico em curvas. A Niken é o terceiro modelo Yamaha Motor com três rodas lançado no exterior. Os primeiros foram a Tricity 125, lançado em 2014, e o Tricity 155, lançado em 2017.
O sistema LMW (leaning multi wheel), que em português significa “sistema de inclinação multi-roda”, conta com dois braços paralelos (quadriláteros) na sua parte superior e outros dois braços inferiores, seguindo as diretrizes do princípio de Ackermann. Este sistema de direção tem como característica, o fato de cada uma das rodas dianteiras realizarem diferentes trajetórias nas curvas, sendo um pouco mais fechado o ângulo de esterço da roda que se encontra no lado interno da curva. No sistema LMW, cada uma das suspensões dianteiras trabalha independentemente um do outro. Ao todo, são quatro amortecedores invertidos e funcionando aos pares, com curso de 110 mm para cada lado.
A Niken não só oferece uma boa superior nas curvas, com também nas frenagens, já que na parte frontal ela conta com o dobro de área de contato com o piso se comparada com uma motocicleta comum. Na dianteira ela é equipada com um par de largos pneus – com medidas de 120/70 montados em rodas de 15 polegadas de diâmetro –, o que torna a aderência surpreendente.
Com 267 kg em ordem de marcha, ela é equipada com freios dotados de ABS, sendo um disco flutuante e ventilado de 298 mm e pinça monobloco de 4 pistões opostos para cada roda na dianteira. Na traseira, ela conta com um disco simples de 282 mm com pinça de um pistão, cujo diâmetro de 17 polegadas e as medidas do pneu, 190/55 R17.
Apesar de sua imponência, a Niken GT é relativamente compacta. Seu entre eixos de 1510 mm, o comprimento total é de 2.150 mm e sua largura total é de apenas 885 mm. São 35 mm a mais que a Tracer 900 GT, o que lhe garante mobilidade para utilização também na cidade.
Fonte: Moto Adventure
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